domingo, 1 de setembro de 2013

Virando a página de "O sagrado e o Profano", de Mircea Eliade

Estamos quase no finalzinho do semestre letivo 2013.1 da UERN e a segunda etapa do Projeto de Extensão Virando a Página vem seguindo a pleno vapor.

A proposta para essa etapa foi a leitura de um livro básico das Ciências da Religião e a obra escolhida foi O sagrado e o profano, de Mircea Eliade.

O público-alvo dessa fase é composto de estudantes de vários períodos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião e também de ex-alunos  que já são professores de Ensino Religioso de escolas públicas da Grande Natal.

As atividades de leitura aconteceram ininterruptamente às segundas-feiras, às 18h, sempre com uma frequência muito boa entre os participantes que aderiram à proposta do projeto: a leitura como prática dialógica, isto é, através da mediação, realizada por leitores mais experientes, uma obra é lida e comentada pelo grupo que a lê. Essa leitura abre caminhos para a apropriação dos saberes necessários a um estudante de Ciências da Religião.

Agradecemos, desde já, a todos os que continuarão no próximo semestre.

As imagens, abaixo, resgatam um pouco da memória de nossos encontros.

Além desses encontros, os estudantes do Curso de Ciências da Religião, também inauguraram atividades paralelas, com a leitura de A cabeça bem-feita, de Edgar Morin (leitura realizada com a turma do primeiro período, sob a mediação dos monitores de Produção Textual I, Lívia e Peixoto) e de Labirintos da memória: quem sou?, de Vera Maria Antonieta T. Brandão (leitura realizada com a turma do terceiro período do curso, sob a mediação do bolsista PIBIC Valdicley Silva).

Para além da leitura, também realizamos uma campanha de doação de livros para o acervo do projeto...mas isso fica para o próximo post, porque estamos arrumando a casa ainda.

Abração,

Profa. Araceli