segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Obra para leitura - fase III: A leitura na formação do profissional das Ciências da Religião

Olá, pessoal,

Por sugestão do Colegiado de Ciências da Religião, a próxima obra a ser lida na Fase III do Projeto de Extensão Virando a Página será O Dossel Sagrado, de Peter L. Berger (Editora Paulus). Fiquem atentos ao período de inscrição: primeira semana de outubro, neste blog.

Semana passada, dia 19 de setembro, encerramos a Fase II, com a leitura de Mircea Eliade. Informamos que os certificados serão entregues no retorno do semestre letivo 2013.2, na Secretaria do Curso de Ciências da Religião, em outubro. Obrigada pela participação assídua dos ex-alunos do curso e aos novatos. Foi uma leitura muito produtiva. Agradecemos ainda aos professores que contribuíram com seus comentários e conhecimentos: Rodson, Maria Augusta e Genaro. Fiquem à vontade para virem aos próximos encontros!

Abraços,

Profa. Araceli
Coordenadora do Projeto


domingo, 1 de setembro de 2013

Virando a página de "O sagrado e o Profano", de Mircea Eliade

Estamos quase no finalzinho do semestre letivo 2013.1 da UERN e a segunda etapa do Projeto de Extensão Virando a Página vem seguindo a pleno vapor.

A proposta para essa etapa foi a leitura de um livro básico das Ciências da Religião e a obra escolhida foi O sagrado e o profano, de Mircea Eliade.

O público-alvo dessa fase é composto de estudantes de vários períodos do Curso de Licenciatura em Ciências da Religião e também de ex-alunos  que já são professores de Ensino Religioso de escolas públicas da Grande Natal.

As atividades de leitura aconteceram ininterruptamente às segundas-feiras, às 18h, sempre com uma frequência muito boa entre os participantes que aderiram à proposta do projeto: a leitura como prática dialógica, isto é, através da mediação, realizada por leitores mais experientes, uma obra é lida e comentada pelo grupo que a lê. Essa leitura abre caminhos para a apropriação dos saberes necessários a um estudante de Ciências da Religião.

Agradecemos, desde já, a todos os que continuarão no próximo semestre.

As imagens, abaixo, resgatam um pouco da memória de nossos encontros.

Além desses encontros, os estudantes do Curso de Ciências da Religião, também inauguraram atividades paralelas, com a leitura de A cabeça bem-feita, de Edgar Morin (leitura realizada com a turma do primeiro período, sob a mediação dos monitores de Produção Textual I, Lívia e Peixoto) e de Labirintos da memória: quem sou?, de Vera Maria Antonieta T. Brandão (leitura realizada com a turma do terceiro período do curso, sob a mediação do bolsista PIBIC Valdicley Silva).

Para além da leitura, também realizamos uma campanha de doação de livros para o acervo do projeto...mas isso fica para o próximo post, porque estamos arrumando a casa ainda.

Abração,

Profa. Araceli